Caros leitores: Esta secção Português, contém o texto que foi traduzido eletronicamente - As omissões ou erros no mesmo, podem por favor ser entendida como nós não temos pessoal para traduzir a mesma.

Saturday, 12 February 2011

Goeses nos deixou nos fazermos ego suficiente em vegetabes por Menino Fernandes

Havia um tempo quando Goa era ego suficiente em legumes como tudo era localmente crescido. Havia bastante terra disponível para o propósito. Ainda podem ser vistos junto os campos vastos dessas vezes em ambos os lados da estrada é uma lembrança do passado. Os campos de communidade eram cultos durante o monção onde arroz era crescido.
Os mesmos campos foram usados cultivar legumes como cebolas, chillies, batata-doce, nabos, chitki, mullo (cenoura branca), Kaingam (melancias) etc. isto pode ser visto uns dias agora? Não. A maioria das terras de Goa é usado pelos políticos feios goste de Churchill Alemao e os outros para construir elegante e edifícios de luxo (apartamentos). Eles começaram recheio para cima as terras e construindo edifícios no lugar dos campos. Onde edifícios não são possíveis que eles começaram minando para destruir a terra de Goa.
Isto é onde o igual Belgaum estatal tirou proveito da situação em Goa. A causa principal de Goa que vive à mercê de outros estados que enviam o produto deles/delas a Goa que é substituto modo de qualidade standard comparou ao que é crescido em Goa.
Minha mãe saudou de Merces e como uma criança eu fui exposto por minha Avó materna em Merces. Eu me lembro até mesmo entretanto de meu pai de Valpoi possuiu um campo vasto dentro ao longo do Panjim. estrada de Merces que meus tios estavam cultivando e arroz crescente durante os monções e melões de água durante o verão.
Não entrando longe em Valpoi meu uso de mãe cultivar cebolas e outro baji (legumes) em um porsum e eu e meu irmão como crianças escolares a ajudavam cavando os campos (oferta amigável por alguns aldeões para legumes crescentes) e faziam nosso PORSUM. Nós éramos anualmente ego suficiente em Cebolas e Chillies. Eu me lembro antes de ir para a escola eu e meu irmão junto com nossa mãe ia e molhava o porsum. Nós nunca tivemos que comprar cebolas ao longo do ano até que o próximo verão viesse e o procedimento seria repetido. Nosso porsum eram localizados quase meio um quilômetro longe de nossa casa.
Mas agora os políticos presentes estão agarrando os campos de communidade para encher para cima a tesouraria deles/delas e as contas bancárias suíças deles/delas. Cultivando não é encorajado agora pelo governo. Departamento de agricultura é um departamento de causa de nome. Os fazendeiros não obtêm benefício do Departamento de Agricultura Zonal. O pessoal só descansa fora o tempo deles/delas no escritório que tira um salário enorme do governo dobrado
O resultado os campos estão mentindo inativo e deteriorados dia a dia. Nenhum encorajamento é dado aos estudantes que estão fazendo a Horticultura deles/delas. Os subsídios estão lá para causa de nome. Para um fazendeiro de Niz Goenkar adquirir um subsídio ele tem que produzir centenas de documentos e às vezes ele tem que provar até mesmo que ele é um inspite de Goan de ter o nascimento dele registrado durante os tempos portugueses.
Nós dizemos a geração presente está correndo longe de agricultura. A pergunta é POR QUE? Se o governo encoraja a geração presente para cultivar campos e cultivar arroz durante monção e legumes durante verão que eu estou seguro que Goa nunca correrá com falta de legume crescido em sua terra muito mais gostoso que o a pessoa trouxe de Belgaum ou outros estados.
Mas os Políticos presentes perderão o controle deles/delas do debaixo do dinheiro de mesa eles obtêm dos vendedores vegetais de Belgaum. O Belgaum os comerciantes vegetais estão fazendo Goeses dançar às melodias deles/delas e nos deixam à clemência deles/delas.
Para terminar meu artigo, eu gostaria de pedir o Goeses que cultive os campos deles/delas assim ao longo da estação arroz crescente em monção e legumes em verão nós podemos parar esta dependência em Belgaum e outros estados. Nós também podemos matar um mais pássaro junto com este passo: adquira o HAFTAS ilegal dos políticos presentes parado do fora de comerciantes estatais. De Digamber Kamat para o último ministro obtenha a mesada ilegal deles/delas destes vendedores vegetais.
Querida mocidade de Goan ou a geração presente: Se formando ou segurando grau universitário não nos dão asas voar para cima no céu. Agarre Kudou, Pikao e Khorem e começo que fazem campos e nos deixe bater os estados exteriores e nossos políticos que são curva de inferno em destruir nossos campos e nosso POROMPORA (tradição) fora. Não recue fora porque você é um diplomado. Me acredite há mais respeito fazendo campos que servindo um mestre externo em Goa.
Se lembre deste Amonkar ou quem que ele é, está só nos blefando o Goeses mas debaixo da mesa ele está adquirindo a parte dele. As palavras que saem da boca dele e a boca dos políticos são bem calculadas e com antecedência informaram aos oponentes para considerações e adquirir o HAFTAS deles/delas e promover o fora de comércio estatal de legumes
Assim meu querido Goeses nos deixou nos fazermos ego suficiente em nossas necessidades em lugar de depender de outros estados e enche para cima as barrigas dos políticos gananciosos e glutônicos da era.