Caros leitores: Esta secção Português, contém o texto que foi traduzido eletronicamente - As omissões ou erros no mesmo, podem por favor ser entendida como nós não temos pessoal para traduzir a mesma.

Friday 4 March 2011

MAPUÇÁ ANTIGA CIDADE DE GOA By Francisco Monteiro, Lisboa Portugal

Mapuçá é uma das mais antigas cidades de Goa, remontando a sua instituição aos tempos de Marquês de Pombal. Mapuçá foi capital da antiga província de Bardêz e, hoje do concelho do mesmo nome. Passou a categoria de vila por decreto de 14 de Setembro de 1858 e por Portaria do Governo-Geral de 29 de Dezembro de 1933 que determinou a divisão administrativa do Estado da India foi elevada a categoria de cidade. O nome Bardêz deriva de Bará-dês, que significa doze (12) dessaiados, ou seja pequenos núcleos feudais que depois de várias dominações, ficou na posse do Estado Português.
Desde a remonta antiguidade, Mapuçá era o centro económico e comercial pela sua localização estratégica; está ligada presentemente através de estradas asfaltadas com os concelhos de Bicholim e Perném; é também encruzilhada de diversas e numerosas estradas aldeanas.
Após a sua integração na administração portuguesa, o concelho de Bardêz recebeu o influxo da cultura ocidental por via dos religiosos franciscanos que fundaram o colégio-seminário de Reis Magos. Foi através deste colégio-seminário que se difundiu a língua portuguesa em todo o concelho. Deve-se também aos franciscanos a difusão do ensino da música em escolas paroquiais, donde sairam verdadeiras vocações musicais que tanto se distinguiram dentro e fora de Goa.
Um dos locais mais aprazíveis da cidade é a praça e jardim municipal "Mártires da República"; é neste local que a população da cidade tem as suas diversões e passatempos. A Igreja de Mapuçá é um dos mais artísticos templos cristãos de Goa, onde celebra-se a festa anual da Nossa Senhora dos Milagres, que é venerada não só pelos fieis cristãos mas também pos devotos hindús que segundo uma lenda antiga consideram a Nossa Senhora dos Milagres irmã das Deusas "Leirai e Morzai". Dispunha desde 1960 do mais moderno mercado de todo o território de Goa; esta grande obra teve um apoio fundamental do Governador Geral General Vassalo e Silva e do gabinete dos Estudos e Obras chefiado pelo capitão Fangueiro; a cidade dispõe de magnificos estabelecimetos hospitalares sendo muito conhecido o Hospital do Asilo e também o Hospital Particular do Dr. Olavo Ribeiro e a Maternidade do Dr. Francisco Correia Afonso.
A Biblioteca Municipal Ataide era uma instituição que possuia um número valioso de publicações e era muito frequentada pela população. Possui alguns edificios com interesse onde destacamos o Tribunal da Comarca e o antigo Liceu Municipal.
Em 1960 foi inaugurada uma moderna rotunda com um monumento a homegeando um filho de Goa Manuel Antonio de Sousa - Heroi de Massangano. Este monumento foi destruido pelos pseudo libertadores de Goa nas vésperas da Invasão e Ocupação de Goa pelas Tropas Indianas.  Rotunda inaugurada em 1960.

No comments:

Post a Comment