Caros leitores: Esta secção Português, contém o texto que foi traduzido eletronicamente - As omissões ou erros no mesmo, podem por favor ser entendida como nós não temos pessoal para traduzir a mesma.

Tuesday 28 December 2010

COLÔNIA DE GOA-PORTUGUÊS província para ÍNDIA trazido a você por Franco Fernandes

Um ano depois de as tropas indianas terminou regra 451 anos de Portugal sobre a sua pequena colónia de Goa, na costa oeste da Índia, os goeses nativas ansiavam na semana passada para os bons velhos tempos do Português Rule.Sob o Português, o estado praticamente isentas de impostos de Goa tinha assegurado que um alto padrão de vida do que a vizinha Índia. Professores de Goa e menor funcionários do Governo de Goa, pagar quase três vezes mais do que os seus homólogos na Índia, os goeses poderia facilmente dar a esses luxos importados como salsicha belga e dois dólares-um-garrafa de whisky escocês. trabalhadores de campo realizado goesa rádios, e as mulheres camponesas goesa limpou os ouvidos com a Chanel No. 5. Um fluxo constante de navios de porte alto grau de minério de Goa para a Europa, assim como o Japão. "Tudo o que tinha que fazer para ganhar dinheiro", disse um operador de Goa, "foi a escrever algumas letras."
Mas após a invasão de Goa Goa interposto sob o controle da economia da Índia austeridade ea burocracia sufocante. Sobre o mesmo tempo, a demanda externa por minério de ferro de Goa caiu, a produção caiu de 1.000.000 toneladas em 1961 para 650.000 toneladas no ano passado. escalas salariais foram ajustadas para baixo, para uma escala de índio, mas o custo de vida subiu de 3%. restrições à importação indiana abruptamente interrompido o fluxo de mercadorias estrangeiras, à falência muitos pequenos comerciantes, e forçando goeses a pagar mais pela mercadoria indiano de menor qualidade.
Hesitante funcionários indianos se refere até mesmo pequenas decisões burocráticas a Nova Deli, onde tornou-se perdido em um labirinto de burocracia. Foi mais de um ano antes de comerciantes locais goesa foram autorizados a pegar as mercadorias importadas e pagas antes da invasão, momento em que muito do material que haviam apodrecido nas docas do porto de Mormugão. Apesar de Portugal deu Goa uma quantidade considerável de autonomia local. Sob o governo de Nova Delhi, Goa esperava, pelo menos, tornar-se um estado separado. Mas os estados vizinhos indiana de Mysore e Maharashtra, avarentos do potencial econômico de Goa e do porto de Mormugão, que é um dos melhores portos no subcontinente, têm cada um iniciou uma campanha para anexá-la.
Em suma, a moral está baixa. Resmungou um goesa com amargura: ". Sob o Português éramos considerados uma província indiana Em regra, para nossa surpresa, descobrimos que são tratados como uma colônia."

No comments:

Post a Comment