Caros leitores: Esta secção Português, contém o texto que foi traduzido eletronicamente - As omissões ou erros no mesmo, podem por favor ser entendida como nós não temos pessoal para traduzir a mesma.

Tuesday 4 January 2011

Por que Oriente Timor é um país independente e Goa ainda é uma colônia de Índia?


Muitos de nossos leitores podem me questionar no título do artigo que eu escolhi. Eles diriam que é accompli de fait que Goa é agora uma parte de Índia como é um estado de Índia. A eles, diria eu que Oriente Timor também era uma província de Indonésia até 2002!

Nos deixe puxar um paralelo no caso de Oriente Timor e Goa.

1. O português estabeleceu o Estado fazem Índia que é Goa em 1510, considerando que Oriente Timor até finais de o 16º século era há pouco um poste de comércio.

2. Goa era usada como o capital oriental do império português. Todas as colônias portuguesas no Oriente e a África foi governada de Goa. A Igreja Católica de Goa também teve controle em cima de todas estas colônias. Por se, Goa teve um lugar proeminente entre todas as outras colônias do português como Goa era considerada como um território ultramarino de Portugal e não uma colônia. Todas as colônias portuguesas são países independentes hoje. Até mesmo Macau tem uma autonomia especial debaixo de regra chinesa. Considerando que Goa se tornou uma colônia dos índios ricos e o ghanttis que estão mudando a demografia e a cultura do estado lentamente.

3. Goa foi invadida pela Índia em 1961 e foi cultivada 1975 Portugal não assinou o tratado de rendição. Oriental Timor foi invadido pela Indonésia em 1975 e força usada para reprimir a resistência do timorense de Oriente à regra indonésia. 

4. A igreja em Goa em 1961 cedeu ante os índios e fez nem mesmo aumento sua voz às atrocidades que estavam em seguida comprometido contra Goans pela regra militar de Candeth Geral a invasão de Goa.  A igreja em Oriente Timor estava na vanguarda da resistência e Bispo Belo estava forçado em exílio. Bispo Belo criou consciência entre os países Ocidentais sobre o empenho do timorense de Oriente debaixo da regra indonésia de exílio.

5.Índia sustentou a Festa de Maharashtrawadi Gomantak para fundir Goa com Maharashtra e assim destruir a identidade do Goans e a própria Goa. O MGP fez exatamente que durante 17 anos de sua regra durante qual tempo, a maioria do educado e elite Goans deixou Goa e estabelecido em terras estrangeiras.
Indonésia também fez a mesma coisa com Oriente Timor. O amigo de Nehru Suharto que era o presidente de Indonésia suprimiu o timorense de Oriente que foi excedido em número desesperadamente e outgunned.

6. Por 1979 forças indonésias tinha matado a maioria dos Oriente timorense resistência líderes e tinha esparramado um reinado de terror em Oriente Timor. Fora de Oriente Timor tentativas estritas por generais indonésios para eliminar a população foram todos menos desadvertidos.
Uma coisa semelhante também aconteceu em Goa. O 'Babus' foram enviados que de Delhi para Goa começou molestando o Goans educado e com ajuda do MGP usou leis draconianas como o Mundkar e Habita leis para silenciar o Goans educado que estava resistindo à invasão índia. A maioria dos líderes de resistência era os proprietários de terras de tempo pequenos, mas durante a noite eles perderam a terra deles/delas ao mundkars e inquilinos. Isto é como eles estavam forçados em submissão para a regra índia.

7. Goa e Oriente Timor tiveram referendums. Mas a diferença era o referendo em Oriente Timor foi supervisionado pela ONU e teve a opção de qualquer união com Indonésia ou independência. Em Goa, o referendo era termed como 'votação de opinião' e a opção que era determinada era qualquer fusão com Maharashtra ou território de união.

Oriental Timor votou em independência e Goa votou em território de união. De fato se Goans fosse determinado a mesma opção como o timorense de Oriente, então Goans também teria votado em independência.

O exército indonésio usou todos os tipos de força em Oriente Timor que é tão pequeno quanto Goa, mas os timorense de Oriente apesar de ser excedido em número lutaram para os direitos deles/delas.  Em 1989 Oriente jovem os estudantes timorenses da Frente Clandestina usaram a visita do Papa John Paul para lançar uma fase nova de resistência. As pessoas jovens souberam que a visita do Papa traria muitos jornalistas, repórteres e tripulações de TELEVISÃO para Oriente Timor. Aqui era uma oportunidade sem igual comunicar para o mundo externo.

Depois que Papa John Paul II der a bênção final dele a um ar aberto grande massa pública, uns timorense de Oriente jovens correram até a frente do altar, desfraldou uma bandeira em inglês que "Free Oriente Timor erudito e Indonésia Get Fora!" e começou a gritar "muito tempo viva o Papa!", Oriente Timor ao vivo longo!"". Antes de o exército indonésio pudesse reagir a maioria dos demonstradores derretido na multidão. Porém, um número pequeno foi capturado, foi torturado e foi matado.

O audaciousness do protesto de estudante eletrificaram a população. Apesar da repressão incharam os números da Frente Clandestina e foram formadas celas subterrâneas novas. Finalmente, em 2002 Oriente Timor adquiriu sua independência.

O que sobre Goa? Hoje, nós o Goans se tornaram os criados, alcoviteiros e prostitutas para os índios ricos que compraram todas as propriedades principais em Goa, possua todos os hotéis principais e negócio em Goa e indiretamente controle a economia inteira de Goa. Eles olham para baixo em Goans com desdém e estão tratando Goeses como assuntos coloniais. Quando Goans subirão e exigirá um estado especial ou autonomia por nossa terra?
Acorde meu querido Goans, acorde. Deixe de cheirar o feni e acorde a realidade. Os índios invadiram suas casas. Se a tendência continuar, então haverá nenhum Goes partiu e o que é esquerdo terá que dormir nas estradas.

Viva Goa, Goa para Goeses, unidade de Goeses ao vivo longa!

No comments:

Post a Comment