Caros leitores: Esta secção Português, contém o texto que foi traduzido eletronicamente - As omissões ou erros no mesmo, podem por favor ser entendida como nós não temos pessoal para traduzir a mesma.

Tuesday 24 May 2011

ALGUNS CONSELHOS PARA OS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA DE 2012, por Dr. Aires Rodrigues, Ribandar

Daqui a menos de um ano, Goa vai às urnas para eleger 40 membros para a Assembleia Legislativa. Muitos aspirantes já devem ter começado a trabalhar nas suas candidaturas, ainda que apenas o que é feito alguns meses imediatamente antes das eleições é que têm um impacto mais significativo.
Se quizer ganhar e, especialmente, se estiver a competir pela primeira vez, terá de conseguir atrair da melhor maneira os seus votantes; é que hoje em dia não há príncipios ou ética nas eleições. Os eleitores tornaram-se tão desenvergonhados quanto o jogo político. Hoje em dia para ter uma mínima hipótese de chegar a um lugar na Assembleia é preciso gastar pelo menos 50 milhões de rúpias. É este o nível baixo a que os eleitores e políticos goeses chegaram.
É muito importante que até ao dia das eleições se levante da cama bem cedo; as suas portas e janelas deverão estar sempre abertas ao público desde o nascer do sol. Ainda assim não lhe custa nada dizer "Olá" e "Bom dia". Espere sempre por mais alguém para o pequeno almoço e mais ainda para o almoço e jantar.
Na residência de Churchill Alemao há sempre uma média de 100 bocas extra para desafamar ao almoço. De onde vem toda essa comida já é uma questão à parte. Assegura-se de ter álcool suficiente na dispensa para manter os espíritos dos teus eleitores bem elevados.
É hora de organizar Mahila Mandals (associações femininas) em todas as vertentes do seu círculo eleitoral. Se as mantiver satisfeitas os bons resultados no dia D estão garantidos. Terá que enviar os seus eleitores em peregrinações a Shirdi, Vailankanni ou onde quer que desejem ir em excursão.
Os candidatos terão que continuar a organizar todo o tipo de torneios durante os próximos doze meses para entreter a claque juvenil. Todos os festivais terão também de ser celebrados em grande estilo. Teremos primeiro Ganesh, depois Narkasur, Diwali, Natal e Ano Novo, o Carnaval e finalmente a Páscoa antes das eleições de 2012. E, claro, o Id e o Moharrum não poderão ser negligenciados por nenhum candidato, pelo menos desta vez. Todos os convívios na igreja, capela ou templo terão de ser festejados como se deve. Este ano podemos prever um número recorde de 'narkasurs' e árvores de Natal patrocinadas por todo o lado.
Alguns candidatos poderão ter de começar a pagar as contas de eletricidade e do telefone de alguns dos seus eleitores. Também não se surpreenda se dívidas na farmácia são postas na sua conta. Frequente as zonas onde novas estradas estão a ser abertas ou remendadas, ou onde os canais de drenagem de águas estão a ser refeitos. Isto poderá ser-lhe útil porque alguns eleitores pensarão que foi a sua influência política que fez aprovar estes projetos.
Daqui até à ida às urnas os candidatos terão uma agenda cheia de baptizados, primeiras comunhões, casamentos, comemorações, aniversários, inaugurações de casas e até funerais. Não se poderá dar ao luxo de faltar a nenhum destes eventos. Hoje em dia alguns eleitores são tão espertos que conseguem de alguma maneira convencer os candidatos a pagar parte ou a totalidade das despesas.
Por amor de Deus não peça dinheiro emprestado para se candidatar; se ganhar as eleições poderá restituí-lo, mas se perder será um pesadelo. Goa já tem uma elevada taxa de suicídio - não contribua para o seu aumento. Todos os candidatos, por favor, mantenham a calma até à contagem do último voto. Nunca se torne agressivo ou levante a voz; aguente os nervos. E tal como o nosso Ministro da Educação, Babush Monserrate, não leve consigo nenhum cartão de débito ou de crédito. Dinheiro vivo em diferentes compartimentos da sua carteira, sempre. Quanto mais tiver, maiores são as suas hipóteses de sucesso.
Até ao dia das eleições o candidato deverá evitar toda e qualquer denúncia apresentada contra a sua pessoa. Encarregue a sua escolta de distribuir dinheiro e bens materiais - não seja apanhado do lado errado da lei! Tente manter-se afastado de pequenos e grandes vícios até ao fim da campanha; e se tiver uma fraqueza por mulheres, mantenha uma distância de segurança delas: um caso de molestação, abuso de poder ou de tentativa de violação é algo que pode certamente evitar nestes meses.
Antes do fim da votação poderá ter a noção de ainda estar ou não na corrida; se achar que já está fora não há por que se levantar muito cedo no dia da contagem dos votos. Pode tomar o seu comprimidinho extra e não pensar mais no assunto; levante-se tarde e depois do pequeno almoço veja os resultados pela televisão. Anime-se desejando a si próprio mais sorte para a próxima e beba um copo para relaxar.
Eu próprio fui a votos para a Assembleia pelo círculo de St. André como candidato independente e tive sorte em conseguir 1004 votos. Naqueles tempos ainda haviam voluntários para trabalharem nas campanhas, grátis. Atualmente já não é assim, as eleições tornaram-se um negócio com tudo e todos a terem de ser pagos. Os eleitores sabem que só poderão expremer o próximo candidato daqui a cinco anos, por isso tentam "ordenhar a sua vaca" até à última gota!

No comments:

Post a Comment