Caros leitores: Esta secção Português, contém o texto que foi traduzido eletronicamente - As omissões ou erros no mesmo, podem por favor ser entendida como nós não temos pessoal para traduzir a mesma.

Wednesday 25 May 2011

PREVISTOS SUBSÍDIOS DO CONGRESSO PARA ESCOLAS INGLESAS

Panjim: Ainda que as conversações entre os líderes do Congresso e vários grupos do Estado com opiniões divergentes no que toca à língua de instrução tenham continuado pelo segundo dia sucessivo em Nova Deli na passada quinta-feira, surgiram sinais de que o Congresso deverá ceder aos pedidos de subsídios para as escolas primárias médias de língua inglesa.
Fontes próximas do Congresso, assim como outros líderes na capital do país afirmam que as indicações de que o Alto Comando do Congresso está prestes a tomar uma decisão que abrirá caminho para a atribuição de subsídios também para escolas primárias de língua inglesa. Estas fontes disseram que o Partido do Congresso pretenderia adotar um meio termo de modo enquanto não chega uma decisão definitiva e que essa decisão deverá abranger todas as camadas da sociedade goesa; não entraram, no entanto, em detalhes quanto aos acordos que estão sobre a mesa, mas dizem estar satisfeitos com o progresso das negociações.
Estes encontros levados a cabo com o objetivo de encontrar uma solução para a controversa questão da educação continuaram até tarde na quinta-feira passada, tendo sido avançado que poderão prosseguir durante os próximos dois dias até que se chegue a uma decisão. É improvável que o Congresso anuncie a decisão a 20 de maio, tal como tinha sido anunciado. O secretário-geral do AICC por Goa, o Sr. Jagmeet Singh Brar afirmou que os debates dos últimos dois dias foram frutíferos, mas que terão de continuar nos próximos dois ou três dias para tratar alguns pontos antes de uma decisão concreta que resolva o imbróglio em que se encontra a administração estatal nesta matéria.
O deputado Brar avançou ainda que os líderes do Congresso já ouviram as opiniões de todos aqueles que participaram na reunião e que seria ainda necessário discutir a situação ulteriormente. "Nós só seremos capazes de chegar a uma decisão definitiva depois de conversações com todos os envolvidos". Recusou-se, no entanto, a revelar quem mais poderia vir a ser consultado.
O presidente do Comité do Congresso de Goa Pradesh, Subhash Shirodkar, disse que embora as discussões tenham sido realizadas durante dois dias, a liderança não poderia chegar a uma conclusão definitiva para resolver o problema e que novas negociações deverão ser encetadas para encontrar uma solução que seja aceitável para todas as partes. Acrescentou que uma parte da comitiva enviada para participar nestas reuniões já tinha voltado ao Estado de Goa, enquanto outros ainda se encontravam na capital federal para ajudar os líderes do Congresso Central a recolher mais informação sobre o assunto. O regresso a Goa do próprio Shirodkar e do ministro-chefe, o Sr. Digambar Kamat, era esperado para a passada sexta-feira.
Sr. Sávio Lopes, organizador do Fórum dos Direitos da Educação Infantil, que ainda se encontrava na capital do país disse estar feliz com o progresso das discussões durante as reuniões. Lembrou que as reuniões estão a ser realizadas de forma extremamente cordial e que está esperançoso de que algo de positivo saia dali para resolver o problema de forma satisfatória para todos; não quis entrar em mais detalhes mas assegurou que estão numa fase crucial.

No comments:

Post a Comment