Caros leitores: Esta secção Português, contém o texto que foi traduzido eletronicamente - As omissões ou erros no mesmo, podem por favor ser entendida como nós não temos pessoal para traduzir a mesma.

Monday 6 June 2011

DOIS CORPOS CARBONIZADOS ENCONTRADOS EM ARRECADAÇÃO

PANGIM: Os corpos carbonizados de dois jovens foram descobertos num armazém na passada 4ª feira, algumas horas após os violentos confrontos populares. Esta informação chega-nos da Polícia, que declarou logo na 5ª feira que os corpos estavam irreconhecíveis, e que tinham sido encontrados numa arrecadação de uma cooperativa na aldeia de Balli, a cerca de 45 km de Pangim.
O Superintendente da Polícia, Tony Fernandes, confirmou que o armazém tinha sido incendiado pelos revoltosos, mas Prakash Velip, coordenador da Associação das Alianças Tribais Unidas (UTAA), que liderava os populares, disse que os dois tinham sido assassinados antes de serem atirados às chamas.
«Os dois rapazes – Mangesh Gaonkar, 26 anos, e Dilip Velip, foram assassinados por dois indivíduos que ali apareceram para nos assaltar mesmo em frente à Polícia. Foram mortos e depois atirado para o edifício em chamas», declarou Velip.
«Os agentes da Polícia eram meros espectadores; não fizeram nada mesmo quando os manifestantes estavam a ser espancados». Testemunhas presenciais dos acontecimentos acrescentaram também que alguns activistas se refugiaram na loja gerida por Prakash Velip depois de terem sido agredidos pelos populares, furiosos por terem visto os seus espaços comerciais apedrejados.
«Algumas pessoas correram para a loja para se proteger. Quando os residentes de Balli se aperceberam disto, puseram fogo à loja. Os bombeiros conseguiram salvar a maior parte das pessoas que estavam lá dentro», disse uma testemunha ocular.
Os 10 mil manifestantes enraivecidos liderados pela UTAA na 4ª feira, bloquearam também a linha de comboio da Konkan Railways e a estrada nacional 17, exigindo a aplicação imediadata do ‘Tribal Forest Act’. Pedem também a reserva de postos de trabalho na função pública para os indígenas, e a criação de uma Comissão para as tribos registadas em Goa.
A agitação popular acabou na 5ª feira à tarde depois do Ministro para os Assuntos Tribais, Filipe Neri Rodrigues, se ter encontrado com os manifestantes e de este lhes ter garantido que as sua exigências seriam «tratadas atenciosamente» pelo Governo de Goa.
«Aplicámos a secção 144 do código de procedimento penal em Balli, para tentar evitar qualquer incidente»; disse o Superintendente da Polícia, Fernandes, à comunicação social. De acordo com esta norma, todos os ajuntamentos de 5 ou mais pessoas são proibidos. Mesmo depois destas medidas, na 5ª feira alguns elementos não identificados, puseram fogo a um camião na zona.
Falando aos repórteres, o Ministro-Chefe Digambar Kamat disse que pediu um inquérito pela morte dos dois jovens. – IANS.

No comments:

Post a Comment