Caros leitores: Esta secção Português, contém o texto que foi traduzido eletronicamente - As omissões ou erros no mesmo, podem por favor ser entendida como nós não temos pessoal para traduzir a mesma.

Thursday 16 June 2011

NOVA LÍNGUA DE INSTRUÇÃO VAI CUSTAR 20 CRORES AO CONTRÁRIO DO QUE DIZ O MINISTRO-CHEFE

Pangim: A decisão do governo do Estado em atribuir subsídios para o uso do Inglês como meio de instrução nas escolas primárias em concomitância com o Concani e o Marathi como disciplina obrigatória da Classe I à X custará provavelmente ao Estado pelo menos 20 crores, indicaram fontes do governo.
Isto é o contrário do que declarara o Ministro-Chefe Digambar Kamat na quarta-feira de que não haverá repercussão financeira para o Estado devido à mudança de política. Kamat tem mantido a posição de que os professores existentes nas escolas de Marata e Concani pode ser utilizada para ensinar Inglês no caso de se optar pela mudança no meio de instrução. Disse que os professores primários são suficientemente qualificados para ensinar em Inglês.
Mas fontes do Departamento de Educação afirmam que a nomeação de professores de Inglês vai ser inevitável. "Quando o manual Marigold de ensino de língua inglesa foi convidado a ser usado obrigatoriamente da Classe I à IV, os professores, principalmente os das escolas primárias em Marata, protestaram. “A maioria desses professores fizeram a sua escolaridade em língua marata e obtiveram os seus diplomas para ensinar em Marata", declarou a mesma fonte.
Em 2007-08, o Estado nomeou professores de apoio, a maioria dos quais graduados em inglês, para ensinar a disciplina de língua inglesa nas escolas de instrução em Marata.
"O Estado não pode adoptar o Inglês como língua de instrução e deixar para trás esses professores de apoio dos mesmos moldes previstos nos seus contratos-base atuais. Eles também poderão decidir sair para procurar um trabalho melhor porque recebem apenas 100 rupias por dia," acrescentou a mesma fonte.
Como os diplomas de educação em Concani não existem em Goa, as escolas primárias de língua Concani têm de empregar professores com diploma em Marata ou Inglês.
"As escolas em Concani que já contratam professores com qualificações de ensino em Marata também terão de empregar professores de Inglês, se se mudar a situação atual. Como os apoios do Estado se destinam ao pagamento dos salários dos professores, a mudança implica um custo mínimo de 20 crores", disse a fonte do Governo.

No comments:

Post a Comment