Caros leitores: Esta secção Português, contém o texto que foi traduzido eletronicamente - As omissões ou erros no mesmo, podem por favor ser entendida como nós não temos pessoal para traduzir a mesma.

Thursday 30 December 2010

LEGACY PORTUGUÊS EM GOA pelo Dr. Francisco Colaço

É imperativo, portanto, que exorcizá-nos, em primeiro lugar e acima de tudo, desde os demônios do ódio e do rancor que pairam dentro de nós. Como adultos, é também altura de esquadria aceitar a culpa que recai sobre nós para o caos atual em Goa. Além disso, uma sociedade saudável não se deliciar com a abertura de feridas do passado.
Até sua morte, dois anos atrás, pelo menos duas vezes por semana, gostaria de passar minhas noites com um amigo idoso da mina, que partiram Fabião da Costa, do Seraulim, Salsete. Para conversar com ele foi uma experiência tão edificante! Embora Fabião atestou que ele era um agnóstico, ele realizou uma visão religiosa sobre a vida que poderia colocar muitos de nós a vergonha. Um cavalheiro mirrado com a idade e sabedoria, ele sempre se destacou por seus princípios e valores. Amor e respeito ao próximo foi sempre superior em sua mente.
Fabião foi um herói da luta pela liberdade de Goa e passou quatro longos anos na prisão. Ele recusou uma vida confortável casa de luxo de viver em uma cela de prisão - para libertar Goa do regime repressivo Português. Ele nunca reclamou qualquer presentes para si ou para seus filhos. Mas, muitas vezes ele confessou, ele era um homem desiludido.
Uma vez que ele mesmo confessou: "Sabe, doutor, eu às vezes sinto vergonha de chamar-me um lutador pela liberdade de ver o que está acontecendo hoje. Nunca pensamos que estávamos a fazer tais sacrifícios para os políticos de hoje gananciosos Goa transformar em um "estável.
Português Legacy
Muitos gostam Fabião lutou bravamente contra o regime despótico Português. E com razão. Mas foram o Português uniformemente ruim? "Dê ao cachorro um mau nome antes de enforcá-lo", diz o ditado. E isso é precisamente o que está sendo feito hoje para o Legado Português no nosso Bhangarachem Goem.
Eventualmente, eu sei, folclore Português aqui vai ser uma coisa do passado. Misunderstood e desconhecido, a cultura Português acabará por morrer de uma morte, infligida antinatural. Não que os coveiros nunca tentar reavivar seu corpo morto.
Amanhã, com a economia em colapso eo afluxo turístico minguando, muitos se arrepende de ter matado a galinha dos ovos de ouro. Mas então será tarde demais! Goa terá perdido a sua identidade para sempre. Não vamos mais ser vistos como "sociedade pluralista", ou, como "a confluência de três culturas milenares, o índio, o latino eo anglo-saxão".
E, naquele dia, muitos vão chorar lágrimas de crocodilo.
Qual é Legacy? Pode ser pertinente perguntar. Obviamente, é algo que é trazido até nós por nossos antecessores. E isso claramente inclui o bom eo ruim. É um fato da vida que não há nada que seja tão ruim que não tem um lado "bom" para ele, e vice-versa. E se é assim, poderia Português Legacy estão muito aquém? Ou será que o legado em causa é o único monstro abominável que existe?
Não é raro ver uma forte crítica a ser dispensado para o Português de vários quadrantes. Mas o que me dói mais é que essa barragem injustificada, na maioria das vezes, vem de pessoas que até ontem estavam dançando o vira com o Português.
Por que é crítica amarga, muitas vezes sendo levantadas contra o Português? Não é difícil compreender que tal atitude é nascido da realidade de que o Português veio aqui como conquistadores. Não só eles orientação sobre nós um regime político colonial, mas o que é mais, eles forçaram a nós seus costumes, sua cultura, suas tradições e muito mais. E, lamentavelmente, os nossos combatentes da liberdade genuína, durante a luta de libertação, foram feitas para sofrer muito nas mãos de um regime repressivo.
O lado positivo
Mas, para ser justo, o Português também trouxe um monte de coisas boas: os seus costumes, sua arte, sua arquitetura, sua bela língua, o código civil, suas canções românticas e muito mais. Mesmo no auge da luta de libertação havia um dizendo "Hate Portugal, não o Português". Ao contrário dos britânicos que foram arrogantes e isolou-se em torres de marfim, o Português foi cortês, amigável e misturou-se facilmente com os habitantes locais.
Permitam-me agora de contar uma história pessoal de como eu me lembro com saudades Heitor. Ele era um oficial do Exército Português e nos tornamos bons amigos. Cheia de vida, ele cantou lindamente, e estava no seu melhor quando o nosso grupo musical "Tuna Académica" deu-lhe o acompanhamento. Depois da tomada de Goa pelo exército indiano, Heitor foi colocado em um campo de concentração, mas, infelizmente, por razões que eu ainda não consigo entender, não consegui visitá-lo quando ele precisava de mim mais. Um dia, duas mulheres de má fama (as prostitutas, assim chamados, "escória da terra"), que, ironicamente, haviam permanecido leais a Heitor ao contrário de mim, veio bater à minha porta. "Heitor queria me ver com urgência", disseram. "Eu poderia por favor faça isso possível"? Envergonhada e constrangida, corri para Ponda, quando Heitor foi apresentado. Até então, era tarde demais. Depois de passar por uma série de humilhações nas mãos do Exército indiano, ele e seus colegas tinham finalmente sido repatriado para Portugal. Eu espero e rezo, mesmo a este dia, no fundo do meu coração, que Heitor vai me perdoar (embora devo confessar que nunca ouviu falar dele). Agora, quando eu puser as mãos no meu violão e dedilhar os acordes de sua música favorita "Pepita", lágrimas rolando dos meus olhos. E eu me lembro com saudade dele e os amigos Português linda que tivemos. E acima de tudo da "lição de perdão" um soldado humilde, mas amorosa Português escolhi para me ensinar. E, no tesouro da minha memória eu preservo sacrifício Heitor como uma amostra da brilhante "legado Português".
Português bashing
sentimentos anti-Português (digo isso com uma boa dose de tristeza) têm sido, infelizmente, trabalhou-se em frenesi já há algum tempo, já que a MG assumiu o controle, a polarizar goeses. Após o advento do BJP, uma campanha sistemática foi desencadeada para "demolir" o Português. declaração freqüentemente repetida CM Parrikar de "Nossa herança é apenas aquilo que recebemos desde o período pré-Português" contribuíram significativamente para agitar os sentimentos anti-Português.
Surpreendentemente, as pessoas que eu conheço e que jurou por "o legado de seu Português" até ontem, estavam agora gritando de seus telhados, exigindo que os últimos vestígios da cultura Português em Goa deve desaparecer. Chicote de sentimentos comuns, além disso, eles escolheram a alcunha católicos como um grupo, com o "depreciativas" as palavras: "Povo Português", convenientemente esquecendo que, na medida do patriotismo e-ness indiano está preocupado, os católicos são inigualáveis.
Vamos em frente
Poderíamos fazer uma resolução? Deixe o badmouthing cessar diante. A linha deve ser desenhada antes de deixar as nossas emoções decolar na medida do legado Português está em causa.
Anos atrás, depois da libertação, eu me lembro, elementos descontentes arrasou a estátua no chão Afonso de Albuquerque em Goa. Eles bem disse que este déspota, o símbolo mais desprezível do Império Português, não tinha o direito de ser em cima de um pedestal.
Mas depois, quando o estatuto Camões também foi destruído, foi mais difícil de aceitar seu raciocínio. Camões, foi por excelência o poeta classificada entre os melhores do mundo, sua obra transcende as barreiras artificiais e todas as fronteiras humanas. Os actos de vandalismo há algum tempo atrás, na cidade de Panjim, alegadamente com a conivência dos superiores hierárquicos, também foram abomináveis e refletir um profundo mal-estar. Tendo tido lugar no dia da Revolução, em uma tentativa de dar credibilidade a um grupo que deve ter contribuído muito pouco para a luta pela liberdade, é uma questão de vergonha e de preocupação para todos.
Mas o que parece à fronteira com o absurdo é o presente acto desprezível por alguns notáveis para "exorcizar" a cama de água sob a M Português / V Sagres que aportavam aqui em Goa por alguns dias. "Os maus espíritos tinha que ser exorcizada", os fanáticos disse. Miseravelmente sumidades como não conseguem perceber que os maus espíritos (seja de Portugal ou noutro local) também viajar por terra e ar, o que é mais, a uma velocidade supersónica.
É imperativo, portanto, que exorcizá-nos, em primeiro lugar e acima de tudo, desde os demônios do ódio e do rancor que pairam dentro de nós. Como adultos, é também altura de esquadria aceitar a culpa que recai sobre nós para o caos atual em Goa. Além disso, uma sociedade saudável não se deliciar com a abertura de feridas do passado.
Tudo dito e feito, é hora de se alegrar. Cinquenta anos de liberdade do governo Português são definitivamente um momento de comemorar. Mas, lado a lado, vamos admitir, é também tempo de reflexão, de levantamento da situação e de introspecção.

No comments:

Post a Comment