Caros leitores: Esta secção Português, contém o texto que foi traduzido eletronicamente - As omissões ou erros no mesmo, podem por favor ser entendida como nós não temos pessoal para traduzir a mesma.

Tuesday 24 May 2011

MUITO TARDIA A CONDENAÇÃO AO ATAQUE A GAONKAR NILESH

Pangim: Mais de uma semana após o episódio em que um ativista foi agredido enquanto protestava contra a mineração ilegal no interior tribal do Estado de Goa, alegadamente por indivíduos pertencentes à "máfia das minas", a Goa Mining Association (GMA) acabou por condenar o ataque na passada sexta feira.
Num comunicado emitido neste jornal, o presidente da GMA Narayan Bandekar disse que o ataque atroz da semana passada não foi apenas um ataque a Nilesh Gaonkar, que estava "a levar a cabo de forma muito corajosa manifestações contra a mineração ilegal", mas um ataque "a toda a sociedade, incluindo os membros da GMA","peço seriamente à polícia e demais autoridades que encontrem rapidamente os culpados e que os façam cumprir uma pena o mais severa possível nos termos da lei", disse Bandekar.
Gaonkar, um engenheiro que trabalhava numa multinacional, foi agredido a 12 de maio, por pessoas não identificadas perto do seu local de trabalho em Verna, a cerca de 25 km de Pangim.
Gaonkar tem liderado protestos anti-mineração em Cavrem, uma aldeia tribal a 60 km de Pangim. A comunidade local tem-se manifestado ativamente contra a mineração ilegal e desenfreada que se tem vindo a desenvolver nas proximidades da aldeia, que se encontra agora literalmente cercada por cinco minas a céu aberto.
Os membros das tribos também se insurgiram contra as tentativas levadas a cabo pelo lobby da mineração para tomar o controlo de uma colina em área florestal perto da aldeia, que acreditam ser a morada dos seus deuses. - IANS

No comments:

Post a Comment